Em 1976, o recém-formado em pedagogia, Ilídio chamou seu Tio José, um imigrante espanhol que trabalhava como colocador de pedras para abrir um supletivo. Mas por que um supletivo, o tio Zé perguntou?

Porque o Ilídio havia vivenciado o que muitos brasileiros sentiam naquela época, tiveram que abandonar a escola para trabalhar e a falta de um diploma impedia seu sucesso profissional. Ele queria dar a mesma oportunidade que teve, de terminar os estudos pelo supletivo, a mais pessoas. E, por ser um sonho em família, chamaram também o filho do Tio Zé, o Manolo para trabalhar como secretário.

E com esse objetivo no dia 1º de setembro de 1976 é inaugurado o Supletivo Aliado, no bairro do Jardim Brasil, com a missão de democratizar educação de qualidade, para os moradores do Bairro.

Assim, alguns poucos anos se passaram e o Ilídio teve que afastar-se da escola, por problemas de saúde e, nesse momento o jovem professor de biologia e coordenador, Ubiratan começou a participar da escola formando o trio de mantenedores: Seu Zé, Manolo e Tan.

Em 1982, duas importantes conquistas: a abertura da Unidade João Paulo II, na Vila Maria, e oferecer nas duas escolas o ensino regular, ou seja, para crianças em idade escolar.

Em 2002 mais um sonho realizado: é inaugurado o JJ e no ano seguinte mais uma unidade, dessa vez, dentro do Clube Guapira, permitindo que o Colégio Aliado oferecesse cursos desde a educação infantil até o ensino médio.

Em 2024 o Colégio Aliado completa 47 anos e continua sendo uma escola de família, onde os filhos do Seu Zé: o Manolo e a Mena trabalham junto com o Tan e seu filho Cauê, para democratizar a educação, em bases sólidas e éticas, com amor e responsabilidade, tendo sua história formada por milhares de pessoas, desde alunos, famílias e profissionais.

E que venham mais anos oferecendo o melhor em educação na zona norte de SP!

MISSÃO

Promover a educação completa dos nossos alunos, para que se tornem cidadãos críticos, capazes e realizados.

VISÃO

Uma instituição de ensino que através da excelência dos serviços prestados, forma cidadãos com prazer no aprender e no saber, desde a infância até o início da fase adulta e que sejam comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e ética.

VALORES

Ética, honestidade, justiça, respeito ao Ser Humano, empreendedorismo e transparência.